sexta-feira, 4 de maio de 2012

Xanéu Nº5

Hoje enquanto fazia minha prova de redação lembrei-me da musica Xanéu Nº 5 do grupo musical O Teatro Mágico (um dos meus vícios) e vim todo o caminho para casa pensando nisso. A musica tem uma passagem que diz assim:


 “Enquanto pessoas perguntam por que, outras pessoas perguntam por que não?
Até porque não acredito no que é dito, no que é visto.
Acesso é poder e o poder é a informação. Qualquer palavra satisfaz. A garota, o rapaz e a paz quem traz, tanto faz. O valor é temporário, o amor imaginário e a festa é um perjúrio. Um minuto de silêncio é um minuto reservado de murmúrio, de anestesia. O sistema é nervoso e te acalma com a programação do dia, com a narrativa. A vida ingrata de quem acha que é notícia, de quem acha que é momento, na tua tela querem ensinar a fazer comida uma nação que não tem ovo na panela que não tem gesto, quem tem medo assimila toda forma de expressão como protesto.”
E nisso eu cheguei a um pensamento: na sociedade em que vivemos hoje, uma sociedade em que temos fácil acesso a informação, seja por meio da internet, ou do radio ou mesmo pela televisão, que é sobre o que a musica fala, o que esperamos é que sejamos mais bem informados e realistas com os problemas que enfrentam cada cidadão, mas infelizmente acontece o contrario, as mídias nos fazem acreditar num mundo que não é de um todo real, o que mais vemos hoje principalmente na televisão, em novelas, são crianças já sentem um desejo de ter um parceiro e construir uma família, uma cena que me deu repugnância foi a cena de “casamento” na novela “Avenida Brasil em minha opinião aquela cena em que a personagem Rita beija o personagem Batata deveria ter sido vetada, pois ali eles incentivam as crianças a começarem cada vez mais cedo sua vida sexual. Alguns podem até dizer que essa é uma visão antiquada, mas apenas estou querendo defender a infância, afinal por que acabar com algo que nos permite ter as melhores lembranças pelo resto de nossas vidas? Outro fator que a musica me fez pensar é que a mídia nos “cega” de certo modo, pois com essas novelas nem sempre eles nos mostram a realidade do que acontece no mundo, temos crianças sendo sequestradas, temos estupradores, viciados, temos o preconceito, temos o HIV e as DST’s, entre outros problemas e são poucas as novelas que buscam falar desses assuntos, e mesmo quando falam é de uma forma tão sutil que muitas vezes não causa impacto algum para os telespectadores.
Outra passagem da musica que afirma isso é a que vem a seguir:
"Pô tô cansado de toda essa merda que eles mostram na televisão todo dia mano, não aguento mais, é foda!"
Com uma forma mais juvenil de se falar ele quis expressar a falta de conteúdo que encontramos na maioria dos programas de televisão. Mas, é claro, nem todos os programas são dessa forma, muitos buscam sim mostrar os problemas da sociedade e junto com a população e os órgãos públicos tentam resolve-los. O que nós precisamos é de mais programas como estes, programas que mostram a realidade nua e crua e que a ajuda a melhorar.
A musica também cita a questão da pobreza, principalmente nessa passem em que diz “... na tua tela querem ensinar a fazer comida uma nação que não tem ovo na panela que não tem gesto, quem tem medo assimila toda forma de expressão como protesto.” Suponha-se que ai ele quis falar sobre programas que ensinam as pessoas a fazer os mais requintados pratos, mas que essas pessoas não tem nem sequer uma refeição adequada. A pobreza em nosso país deveria receber muito mais atenção, pois se conseguirmos acabar, ou ameniza-la evoluiremos cada vez mais e para melhor. Revolta-me ver que o governo tira o pouco que os “pobres” ainda tem para “dar” para os ricos, o que na verdade deveria ser o contrario.  E sem falar que para construir estádios e luxuosos hotéis eles rapidamente encontram bilhões, mas já para construir moradias adequadas para quem não tem condições eles nunca encontram, e o pouco que fazem é de mau gosto e por vezes não terminam a obra e quando terminam estão em péssimas condições.
Isso tudo é muito vergonhoso para o nosso país, mas também não depende só de um e sim de todos nós, se nos juntarmos e lutarmos pelo nosso país ele se tornará cada vez melhor.

Segue letra e musica citados no inicio:

Xanéu nº 5

O Teatro Mágico


A minha tv não se conteve
Atrevida passou a ter vida
Olhando pra mim.
Assistindo a todos os meus segredos,
minhas parcerias, dúvidas, medos,
Minha tv não obedece.
Não quer mais passar novela, sonha um dia em ser janela e não quer mais ficar no ar. Não quer papo com a antena nem saber se vale a pena ver de novo tudo que já vi.
Vi.
A minha TV não se esquece nem do preço nem da prece que faço pra mesma funcionar. Me disse que se rende a internet em suma não se submete a nada pra me informar.
Não quis mais saber de festa não pensou em ser honesta funcionando quando precisei. A notícia que esperava consegui na madrugada num site, flick, blog, fotolog que acessei.
A minha TV tá louca, me mandou calar a boca e não tirar a bunda do sofá. Mas eu sou facinho de marré-de-sí, se a maré subir eu vou me levantar. Não quero saber se é a cabo nem se minha assinatura vai mudar tudo que aprendi,
triste o fim do seriado, um bocado magoado sem saber o que será de mim.
Ela não SAP quem eu sou,
Ela não fala a minha língua.
(x4) (She doesn't speak my tongue)
Não.
"Pô tô cansado de toda essa merda que eles mostram na televisão todo dia mano, não aguento mais, é foda!"
Manda bala Fernando...
Enquanto pessoas perguntam por que, outras pessoas perguntam por que não?
Até porque não acredito no que é dito, no que é visto.
Acesso é poder e o poder é a informação. Qualquer palavra satisfaz. A garota, o rapaz e a paz quem traz, tanto faz. O valor é temporário, o amor imaginário e a festa é um perjúrio. Um minuto de silêncio é um minuto reservado de murmúrio, de anestesia. O sistema é nervoso e te acalma com a programação do dia, com a narrativa. A vida ingrata de quem acha que é notícia, de quem acha que é momento, na tua tela querem ensinar a fazer comida uma nação que não tem ovo na panela que não tem gesto, quem tem medo assimila toda forma de expressão como protesto.
Falou e disse...
Num passado remoto perdi meu controle...
Num passado remoto perdi meu controle...
Num passado remoto...
Era vida em preto e branco, quase nunca colorida reprisando coisas que não fiz, finalmente se acabando feito longa, feito curta que termina com final feliz..
Ela não SAP quem eu sou,
Ela não fala a minha língua.
Ela não SAP quem eu sou,
(Sabe nada...)
Ela não fala a minha língua.
Ela não SAP quem eu sou,
Ela não fala a minha língua.
(Quem te viu, pay-per-view.)
Ela não SAP quem eu sou,
Ela não fala a minha língua.
Eu não sei se pay-per-view ou se quem viu tudo fui eu.
(x2)
A minha tv tá louca.

Um comentário:

  1. Bea! Li esse texto e concordo plenamente com o que está escrito!
    A música d'O Teatro Mágico retrata diversas situações que na maioria das vezes estão presentes em nosso dia-a-dia!

    Queria aproveitar para dizer que você escreve muito bem! Parabens! Curti o blog!

    ResponderExcluir